Bolo de Cenoura Super Simples

sexta-feira, julho 23, 2010

BOLO DE CENOURA
Esse blog já está quase virando um blog de receitas, rsrsrs
Mas, como essas são minhas coisas, e quem me conhece sabe que eu adoro comer... então, aí vai mais uma receitinha que eu fiz nesse final de semana... e "o formiga" que eu crio adorou... então acho que vocês também adorarão...

E aliás, eu sempre coloco aqui no blog receitas baratas... coisas que vocês podem fazer num sábado chuvoso com ingredientes super simples... então, com apenas 5 reais (mais uma vez) faça esse delicioso bolo de cenoura que rende 16 porções.

Vamos a receita...

Ingredientes:
1/2 xícara de chá de óleo
3 cenouras raladas ou cortadas em cubos
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Calda Opcional:
1 colher de manteiga
3 colheres de achocolatado em pó
1 xícara de açúcar
5 colheres de leite

Modo de preparo:
Numa tigela, misture os ingredientes secos(farinha de trigo, açúcar e fermento em pó).
Bata no liquidificador a cenoura, os ovos e o óleo. Junte essa pasta aos ingredientes secos já misturados e misture com uma colher até formar uma massa uniforme.
Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos (varia conforme o forno- faça o teste do palito).
Para fazer a calda, basta colocar todos os ingredientes numa panela, levar ao fogo sempre mexendo até derreter completamente. Jogue sobre o bolo ainda quente.

A receita rende 16 porções, custa apenas 5 reais e é super fácil e rápida. 

Vale mesmo a pena!


Ah!! Umas informações curiosas e importantes...

cenoura foi conhecida e apreciada pelos gregos e romanos e é uma raiz, tipicamente cor de laranja com uma textura lenhosa. As cenouras são raizes tuberosas.
As cenouras são comidas cruas, inteiras, ou como parte de saladas, e são também cozidas em sopas e refogados. Também se pode fazer bolo de cenoura. A parte folhosa da planta não é comida na maioria das culturas, mas é comestível.
As cenouras são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e β-caroteno. Este último, responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo). Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. No ser humano, apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.
As cenouras, originalmente, apareciam com cores púrpura, branca e amarela. A cenoura laranja, que é hoje sinónimo de cenoura, foi desenvolvida na Holanda como tributo a Guilherme I de Orange ("orange" = "laranja") durante a luta holandesa de independência da Espanha, no século XVI.
Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Basta lavá-la e raspá-la. (Isso também vale pra nossa receitinha... pode colocar as cenouras com casca mesmo, apenas lavadas!!!)

You Might Also Like

0 Comentários

Comenta pra mim, vai... só um comentariozinho!!! ^^

Subscribe