De onde vem nossa Decoração de Natal

sábado, dezembro 01, 2012

Chega o final do ano e tudo começa a se movimentar para o Natal, uma data maravilhosa, onde o espírito de caridade , compaixão e amizade afloram na maioria das pessoas. Uma data muito especial pra reunir a família e amigos, trocar presentes, comer comida farta, fazer doações... Ai como eu amo o Natal! =}

Todo mudo já sabe que no Natal comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, o que no início era comemorado em várias datas diferentes pois não se sabia ao certo a data correta. Foi então que no século IV (faz tempo hein! rs), a Roma Antiga determinou que a data seria comemorada no dia 25 de dezembro. O que virou costume e hoje é assim no mundo inteiro.

Com a chegada do Natal fazemos coisas que ás vezes nem sabemos o porque, como por exemplo, montar a árvore Natal, encher a casa de luzes ou colocar uma guirlanda na entrada. Você sabe porque?



Resolvi pesquisar e trazer tudo explicadinho pra vocês... vamos aprender!

Começando pela queridinha, a Árvore de Natal

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Em uma noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial.

Hoje, além de decorar, elas simbolizam alegria, paz e esperança. E o momento de montar nossa árvore é tão divertido, com enfeites que ganhamos de pessoas queridas ou que fazemos em anos anteriores.



Por que enchemos a casa com luzes de Natal...

Com relação a origem da Árvore de Natal, para que Martinho Lutero pudesse representar a beleza da árvore que ele viu na floresta, ele encheu a árvore de ornamentos e velas iluminando o pinheiro. Em alguns lugares as luzes são usadas para manter a presença divina nos rituais natalinos.

A verdade é que nós usamos mesmo porque é lindo decorar com luzes e isso torna o Natal um momento tão mágico! Só tomem cuidado com a conta de luz, quanto menos energia consumimos melhor para todos.



Guirlanda de Natal na entrada da casa...

O uso da guirlanda refere-se a Roma Antiga, pois para os romanos oferecer um ramo de planta significa um voto à saúde, proporcionando o costume de enrolar os ramos em uma coroa. Os romanos expunham as coroas nas portas para favorecer a saúde de todas as pessoas da casa.

Alguns sites se referem a guirlanda como um símbolo pagão de adoração a deuses, ou para afastar espíritos e tal... Mas eu acho que o que vale é a sua intenção! Nós usamos mesmo a guirlanda para decorar, e para receber as visitas já com um pouco do nosso carinho de natal. Eu amo as guirlandas (principalmente as que são feitas com confeito (bala, bombom, etc)... rsrs


Para que a postagem não fique gigantesca, depois eu trago ideias lindas pra vocês... =D

Agora me diz, você usa árvore de natal, guirlanda, luzes? Já sabia dessas origens? O que você acha?
Eu particularmente não conhecia e aprendi muito escrevendo essa postagem, amei! ^^

You Might Also Like

9 Comentários

  1. Adorei descobrir td isso Cá!!
    Eu sou luterana* e não sabia disso td!!
    *(Igreja Evangelica de Confissão Luterana, a igreja alemã que Lutero fundou...)

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa época. Todo mundo fica mais solidário e as cases ficam cheias de alegria com toda decoração e espírito de Natal...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Lindo o seu post, as imagens ainda mais impressionantes. Descobri essa semana que os ortodoxos comemoram o "natal" ou seja, o nascimento de Cristo, no que nós chamamos de Dia de Reis, 7 de janeiro.
    Paises como a Russia,a Ucrânia e a Romenia ainda celebram o Natal nessa data.

    ResponderExcluir
  4. Inventei a ironia numa toada de vento
    Roubei as asas a uma gaivota azul
    Colei-lhes um poema cheio de penas
    E enviei-o para uma tonta do sul

    Inventei um mar numa bola de sabão
    Roubei uma corda forte e boa
    Atei um rol de mágoa à mesma
    E afoguei-as nas águas de uma lagoa

    Bom fim de semana


    Doce beijo

    ResponderExcluir
  5. Adoro Natal, essas imagens estão lindas!!!!
    Bjs
    http://princesaverenissima.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom,dou-lhe os parabéns, espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer sempre o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
    Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais,mas gostaria que não se sinta constrangido a seguir, mas faça-o apenas se desejar, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
    Deixo a minha benção e muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
  7. oi Calíope
    adoro Natal e sua deco - e tu acredita que não fiz nada ainda - estão tudo na caixa - oh desanimo
    venho pedir para ir no calma que estou com pressa -com pressa
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  8. Lindas imagens e adorei as curiosidades!
    Passando para te desejar uma maravilhosa semana!
    Grande beijo!

    Sheila
    passarinhosnotelhado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Amo esses posts de pesquisa. Parabéns! Muito legal.

    ResponderExcluir

Comenta pra mim, vai... só um comentariozinho!!! ^^

Subscribe