Almôndegas de Quinoa com Beterraba

quarta-feira, janeiro 15, 2014


Quando você lê o nome desse prato o que você pensa? Almôndegas de Quinoa? Com beterraba? Isso deve ser horrível? Quem pensou isso está completamente enganado! Genteeeee, que delícia essa almôndega, que delícia!!

A receita que encontrei na internet era de almôndegas de quinoa com legumes e esses legumes eram abobrinha e cenoura. Aí lá vai pra cozinha super empolgada por usar minha quinoa, e cadê a abobrinha? Tudo bem eu já sabia que não tinha, ia fazer só com cenoura, mas cadê a cenoura?? kkkkkk Final de mês é assim mesmo. Na gavetinha de legumes só tinha cebola e beterraba, um desafio, sem problemas, vamos lá!

Acho que foi a descoberta do século pra mim, porque além de ficar uma delícia, ficou muito parecido com carne moída.. Vê só a massa antes de fritar...


Agora vamos a receita com o que tinha em casa:
Cozinhei meia xícara de quinoa só com água e sal, deixei bem macia e escorri. Em uma panela refolguei a cebola picadinha (melhor se tivesse pimentão também, mas não tinha!), com azeite e chimichurri (use o tempero que quiser...). Aí coloquei um pouquinho de beterraba ralada, mais ou menos uma colher rasa. E um restinho de cheiro verde picadinho. Tirei esse refolgado do fogo, coloquei numa tigelinha e acrescentei uma colher de aveia em flocos e um pouco de trigo integral só pra dar uma liga. E depois fui fritando as bolinhas. Gosto delas pequenas e bem fritinhas, mas ficaram bem macias por dentro! Uma delícia!!

Pode servir assim ou com molho de tomate, ou outro molho de sua preferência.

Faça! Você vai gostar! Adapte ao que você tiver em casa também. =}
Com essa mesma receita dá pra fazer hambúrgueres deliciosos também! Hum!


Quinoa é muito rica em proteína e é também fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. É muito rica em fibras e possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B. Ajuda no fortalecimento muscular, na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol, no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão. Contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Dá sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. E ainda atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Ufa!! Esse negócio é bom mesmo!

Não é um grão barato como o arroz... Mas rende bastante! Meia xícara de quinoa rendeu umas 20 almôndegas pequenas.

Vale a pena incluir essa belezinha na dieta!
Cali ♥

You Might Also Like

5 Comentários

  1. Eu gosto de almôndegas, mas nunca comi de quinoa, parece muito bom cheia de vitaminas, vou tentar fazer ;)
    Beijos Calí =)

    ResponderExcluir
  2. Me quedo con la receta. Gracias.
    Debe estar buenísimo.

    Saludos y buen día.

    ResponderExcluir
  3. Nunca comi quinoa, mas acho beterraba uma coisa deliciosa! Gosto dela ralada, assada, em sopas, enfim, de todas as maneiras possíveis e imagináveis.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Eu comeria facilmente, adoro beterraba!
    Adorei seu blog, viu, uma graça, cheio de coisas legais. Parabéns!
    Beijos,
    Ju
    http://www.voucontarpravoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, participando, vai lá no meu blog ver, http://drucilamilian.blogspot.com.br/2014/01/projeto-fotografico-2014-cores-e.html
    Bjus

    ResponderExcluir

Comenta pra mim, vai... só um comentariozinho!!! ^^

Subscribe