Moqueca de banana {ai que delícia!}

domingo, abril 20, 2014



Sempre digo que tenho um pé lá na Bahia, especialmente pela gastronomia. Nunca comi tão bem em lugar como comi lá! E uma das melhores lembranças que tenho é a moqueca (também tem o bolinho de estudante e o acarajé da Cira, ai minha nossa, posso nem lembrar dessas delícias!! rsrs).

Essa é uma versão da deliciosa moqueca que comi, mas sem peixe, nem camarão... Essa é uma moqueca de banana! Sim, acredite, é feita com banana comprida (ou banana da terra), e é uma delícia!!



Comi essa delícia bem quente, com arroz, legumes e pirão... Adoro pirão! Aqui eu faço com farinha e o caldinho da moqueca, super simples e rápido!

A receita da moqueca de banana também é muito fácil, segue:

Refolguei cebola, alho, pimentão e tomate no azeite de oliva, adicionei alguns temperos, sal, e um pouco do azeite de dendê (que faz toda a diferença! rs). Depois disso coloquei um pouco de água, extrato de tomate e leite de coco, deixei cozinhar esse caldinho um pouco e acrescentei as bananas (não muito maduras) cortadas em pedaços grandes. Elas cozinham super rápido, acho que uns 15 minutos mais ou menos, tem que ficar de olho! Quando estava pronto coloquei um pouquinho de coentro picado, mas é só porque eu gosto!

Dá pra variar as verduras e temperos de acordo com seu gosto, colocar legumes, e dá pra fazer sem leite de coco também, ou sem o azeite de dendê se você não tiver. Dá pra fazer do seu jeitinho! Fica bom demais...


Não deu tempo de postar essa dica para a sexta-feira santa, mas deixo a sugestão para a Páscoa... Que essa data não seja um dia de sacrifícios, mas de compaixão, com todos os animais, que seja um dia para comemorar a vida! =}

Tenham um ótimo domingo de Páscoa e guardem um pedacinho do chocolate pra mim! \o/

Cali ♥

You Might Also Like

4 Comentários

  1. Ai menina que delicia essa moqueca, e olha que sou baiana nem era pra me impressionar kkk, mais tá tão linda!!! parabéns linda e uma linda noite pra vc, bjus...

    ResponderExcluir
  2. Que legal saber que vc andou por aqui! Também amo o acarajé da Cira e como boa baiana que sou não resisto a uma moqueca, mesmo depois que resolvi deixar de comer carne ainda não consegui tirar o peixe e os frutos do mar, é o que resta para me tornar vegetariana, mas morando na Bahia fica mesmo difícil! Amei a receitinha e vou testar com certeza, só de imaginar um pirão com esse caldinho já fiquei com água na boca, deve ficar com um gostinho de banana ótimo!

    http://blogqueimeimeusnavios.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz em saber que vc gostou das comidas tipícas da miha cidade.
    Volte sempre kkkk
    Passa no meu cantinnho tem sorteio.
    Xerooo

    ResponderExcluir
  4. Calíope eu não tenho duvida que vou amar, pois não sou chegada a peixe cozido, mas amo banana rsrsrs receita anotada.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir

Comenta pra mim, vai... só um comentariozinho!!! ^^

Subscribe